sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

IV. Frutos da Terra e do Homem
  
                                 Fernão de Magalhães Gonçalves faz hoje 74 anos.

Obs. 1 - Respeitadas as grafias das edições consultadas.
Obs. 2 - Os retratos do Poeta, reproduzidos neste "post", foram colhidos em Google / Imagens / Fernão de Magalhães Gonçalves.

Carl Sandburg (1878 - 1967), poeta norte-americano, mas de origem sueca, faz hoje 139 anos. Para conhecer, deste autor, alguns poemas (três) e uma breve nota biobibliográfica, cf. Poesia do Século XX (De Thomas Hardy a C. V. Cattaneo) - Antologia, tradução, prefácio e notas de Jorge de Sena. Porto: Inova, pp. 214-5 e 519, respetivamente. 

4 comentários:

  1. Uma lembrança muito oportuna e louvável, caro David. De facto, a morte precoce e inopinada do Fernão de Magalhães Gonçalves (8-6-88) deixou em quantos lhe conheciam o talento, expresso em obra ainda curta mas indiciadora de grande dimensão e qualidade, um profundo sentimento de vazio e uma incontida revolta contra os caprichos da sorte.
    Parabéns pela iniciativa e pelo bom gosto do poema inserido, de "Júbilo da Seiva" seu último livro publicado pouco antes de morrer.

    ResponderEliminar
  2. É sempre com muita emoção que recebo estas belas e eternas provas de amizade.
    O amor é o alimento celestial para alcançar a sabedoria divina, abraçar a Terra, ascender às Estrelas, revelar a entrada para o Templo do "eu" interior.
    Amamos as Pessoas, a Obra que realizaram ou ambas.
    Tive a sorte e o privilégio de poder amar sinceramente e profundamente o Fernão e a sua Obra.
    Obrigada por este maravilhoso "miminho".
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, Manuela, a sua emoção. Mas recordar, neste "post", o aniversário do Fernão, publicando um dos seus poemas, é a forma simples de homenagear o Poeta. Oxalá contribua, ainda que modestamente, para que a sua obra (poética e ensaística) seja mais lida e apreciada.

      Eliminar